08/10/2010

43º Circuito de Vila Real



Após a participação na Rampa da Falperra e no circuito de Vila do Conde Revival, o Viana Classic Team prosseguiu o seu Programa com a participação no 43º Circuito de Vila Real, em parceria com Nuno Pimenta e o Team Rentea.

O dia de Sábado correu dentro do previsto, com João Pedro Peixoto a conseguir o 5º tempo do agrupamento H71 nos Treinos Livres, mantendo a mesma posição nos Treinos Cronometrados. Já Nuno Pimenta viu-se forçado a parar nos Treinos Livres com um problema de embraiagem, que o impediu de alinhar nos Treinos Cronometrados.

Assim, na primeira corrida de Domingo, João Pedro Peixoto arrancou da 9ª linha e Nuno Pimenta, sem tempo nos treinos cronometrados, arrancou da 13º linha.

Após a volta de reconhecimento, a partida lançada correu sem problemas até que na subida de Abambres um insólito toque entre os dois pilotos fez com que a corrida de ambos acabasse mesmo ali, na primeira volta. Um normal incidente de corrida, sem qualquer intencionalidade por parte dos dois pilotos e companheiros de equipa, que de imediato foram alvo de comparação com a equipa de Red Bull F1.

Com um grande esforço e profissionalismo, os mecânicos de serviço da equipa – António Pimenta e Sérgio Macedo – conseguiram recuperar ambos os Mini para corrida da tarde, para a qual partiram da última linha da grelha.

Início da segunda corrida e volta de aquecimento a decorrer normalmente, quando se dá um acidente na rotunda M. Coutinho, obrigando à paragem de alguns concorrentes. Conseguindo escapar sem qualquer toque, os dois pilotos prosseguem a sua corrida ganhando várias posições, mas logo de seguida é mostrada a bandeira vermelha. Uma situação de derramamento de óleo na zona de Abambres obriga a que a corrida seja interrompida.

Após uma paragem de 10 minutos para limpeza de pista, a Direcção de Corrida toma uma decisão no mínimo “original”: uma vez que a corrida foi interrompida sem se ter completado uma volta, o reinicio iria ser efectuado atrás do safety-car, pela ordem da grelha de partida e com os carros em fila indiana, com os concorrentes a terem liberdade para ultrapassar só após terem cruzado a linha de meta.

Inicia-se o procedimento de partida e já a meio do circuito a comitiva de concorrentes estava separado em dois grupos, com o Safety-Car a não acautelar esta situação. Desta forma, quando o Mini Cooper S do Viana Classic Team passou finalmente na linha de meta o primeiro concorrente já o tinha efectuado 35 segundos antes. A partir daqui, a corrida estava condicionada para João Pedro Peixoto e restou tentar fazer o melhor resultado possível com um 13º lugar da geral, 6º do agrupamento H71 e 2º da Categoria 2 na BMC Cup. Nuno Pimenta, que perdeu 2 voltas nas boxes para solucionar um pequeno problema, recuperou uma volta e foi o detentor da volta mais rápida nos H71 com o crono de 2.22,719, sendo que em situação normal teria, sem dúvida, classificado o Mini 1275GT numa posição de destaque.

A participação do Viana Classic Team no 43º Circuito de Vila Real só foi possível com os indispensáveis apoios da Discoteca Off Dance Club, Luís Mina Lda., Viana Motor Clube, Haribo, Carlos Calheiros Minho Seguro, Medisil, Ruic`s, Studio D, RENTEA Vehicle Rental e Topos & Clássicos, não esquecendo a contribuição especial de todos os Official Fanatic.

Sem comentários: