08/10/2010

Momentos


Numa altura em que estamos já a preparar a época de 2011, aqui ficam alguns registos de momentos entre corridas.








Reabertura Off Dance Club




O Viana Classic Team esteve presente na reabertura da Discoteca Off Dance Clube, em Viana do Castelo.

Circuito Braga II


















Depois da participação no 43º Circuito de Vila Real, o Viana Classic Team apresentou-se no Circuito de Braga II com algumas evoluções no Mini Cooper S que perspectivavam uma melhoria no andamento e resultados.

O forte calor que se fez sentir em Braga, com temperaturas superiores a 35º, condicionou desde logo os andamentos, fazendo-se notar de imediato o prematuro desgaste dos pneus e o elevado aquecimento dos motores.

João Pedro Peixoto arrancou para os treinos livres com a intenção de perceber as melhorias do Mini Cooper S e de se adaptar à elevada temperatura da pista, uma vez que não foi possível ao Viana Classic Team testar o carro antes da prova. Após 5 voltas o motor rapidamente ultrapassou a proibida barreira de 100º de temperatura, decidindo o piloto por recolher às boxes para arrefecer o motor. Durante esta paragem, dá-se um rebentamento de um tubo que faz o motor perder todo o anti-congelante. Reparada a avaria, o Mini Cooper S arranca para a sessão de treinos cronometrados, mas dá mostras de perda de rendimento e o resultado final é um tempo modesto que relega o n.º 139 para os lugares finais da Grelha de Partida.

No final dos treinos, o “diagnóstico” é reservado e após a viagem do Mini Cooper S até Vila do Conde confirma-se a avaria: junta da culassa queimada e partida. Os técnicos António Pimenta e Sérgio Macedo metem mãos à obra e após algumas horas de trabalho devolvem a vitalidade ao Mini Cooper S que se apresentou para a partida da 1ª corrida a 100%.

Após a volta lançada, João Peixoto faz uma óptima e rápida partida recuperando vários lugares e posicionando-se no grupo da frente dos H71. À quarta volta, e quando tentava atacar o 3º lugar, o Mini Cooper S é obrigado a recolher às boxes com um furo no pneu da frente. Após a troca da roda, João Peixoto regressa à pista bastante atrasado mas duas voltas volvidas, e para evitar males maiores, é obrigado a abandonar dada a instabilidade na frente do carro originada pelo rápido e elevado desgaste do pneu substituído.

Fruto da desistência na primeira corrida, o Mini Cooper S arranca novamente do fundo da grelha para a segunda prova. Com o Mini Cooper S em óptimas condições e a manter a temperatura em níveis normais, João Peixoto enceta uma recuperação que o leva à nona volta até ao 7º lugar da geral e 2º H71. Fruto do forte andamento e do calor, os travões começam a acusar alguma fadiga e João Peixoto opta por um andamento mais moderado, já que a distância para o 3º H71, de Fernando Carneiro, era já confortável. A 4 voltas do final, e quando pensava ter o 2º lugar assegurado, João Peixoto é obrigado a desistir com uma avaria na transmissão (pinhão de ataque) cedendo assim o 2º lugar a Fernando Carneiro. Sem dúvida um golpe bastante difícil de digerir, mas ainda assim resultado bastante positivo para o Viana Classic Team que conseguiu um lugar no pódio - 3º lugar H71 - e voltou a repetir o 2º lugar da BMC Cup/classe 2.

A participação do Viana Classic Team no Circuito de Braga II só foi possível com os indispensáveis apoios da Discoteca Off Dance Club, Luís Mina Lda., Viana Motor Clube, Haribo, C.C. Minho Seguro, Medisil, Ruic`s, Studio D, RENTEA Vehicle Rental e Topos & Clássicos, não esquecendo a contribuição especial de todos os Official Fanatic.

Um agradecimento muito especial ao Sr. António Pimenta e ao Sérgio Macedo que após os treinos de sábado, trabalharam muitas horas para pôr o carro impecável para as corridas de Domingo, assim como ao Nuno Pimenta que cedeu as suas rodas para a segunda corrida.

43º Circuito de Vila Real



Após a participação na Rampa da Falperra e no circuito de Vila do Conde Revival, o Viana Classic Team prosseguiu o seu Programa com a participação no 43º Circuito de Vila Real, em parceria com Nuno Pimenta e o Team Rentea.

O dia de Sábado correu dentro do previsto, com João Pedro Peixoto a conseguir o 5º tempo do agrupamento H71 nos Treinos Livres, mantendo a mesma posição nos Treinos Cronometrados. Já Nuno Pimenta viu-se forçado a parar nos Treinos Livres com um problema de embraiagem, que o impediu de alinhar nos Treinos Cronometrados.

Assim, na primeira corrida de Domingo, João Pedro Peixoto arrancou da 9ª linha e Nuno Pimenta, sem tempo nos treinos cronometrados, arrancou da 13º linha.

Após a volta de reconhecimento, a partida lançada correu sem problemas até que na subida de Abambres um insólito toque entre os dois pilotos fez com que a corrida de ambos acabasse mesmo ali, na primeira volta. Um normal incidente de corrida, sem qualquer intencionalidade por parte dos dois pilotos e companheiros de equipa, que de imediato foram alvo de comparação com a equipa de Red Bull F1.

Com um grande esforço e profissionalismo, os mecânicos de serviço da equipa – António Pimenta e Sérgio Macedo – conseguiram recuperar ambos os Mini para corrida da tarde, para a qual partiram da última linha da grelha.

Início da segunda corrida e volta de aquecimento a decorrer normalmente, quando se dá um acidente na rotunda M. Coutinho, obrigando à paragem de alguns concorrentes. Conseguindo escapar sem qualquer toque, os dois pilotos prosseguem a sua corrida ganhando várias posições, mas logo de seguida é mostrada a bandeira vermelha. Uma situação de derramamento de óleo na zona de Abambres obriga a que a corrida seja interrompida.

Após uma paragem de 10 minutos para limpeza de pista, a Direcção de Corrida toma uma decisão no mínimo “original”: uma vez que a corrida foi interrompida sem se ter completado uma volta, o reinicio iria ser efectuado atrás do safety-car, pela ordem da grelha de partida e com os carros em fila indiana, com os concorrentes a terem liberdade para ultrapassar só após terem cruzado a linha de meta.

Inicia-se o procedimento de partida e já a meio do circuito a comitiva de concorrentes estava separado em dois grupos, com o Safety-Car a não acautelar esta situação. Desta forma, quando o Mini Cooper S do Viana Classic Team passou finalmente na linha de meta o primeiro concorrente já o tinha efectuado 35 segundos antes. A partir daqui, a corrida estava condicionada para João Pedro Peixoto e restou tentar fazer o melhor resultado possível com um 13º lugar da geral, 6º do agrupamento H71 e 2º da Categoria 2 na BMC Cup. Nuno Pimenta, que perdeu 2 voltas nas boxes para solucionar um pequeno problema, recuperou uma volta e foi o detentor da volta mais rápida nos H71 com o crono de 2.22,719, sendo que em situação normal teria, sem dúvida, classificado o Mini 1275GT numa posição de destaque.

A participação do Viana Classic Team no 43º Circuito de Vila Real só foi possível com os indispensáveis apoios da Discoteca Off Dance Club, Luís Mina Lda., Viana Motor Clube, Haribo, Carlos Calheiros Minho Seguro, Medisil, Ruic`s, Studio D, RENTEA Vehicle Rental e Topos & Clássicos, não esquecendo a contribuição especial de todos os Official Fanatic.